segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Video / Paralisia cerebral

O que é ler? Para que ler

É uma pergunta que parece ser simples, mas que se pensada torna-se um pouco complexa. Mas, acredito que ler é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significado do mundo. É conhecer algo que pode ou não está ao nosso alcance. Às vezes muito longe, mas, através dos objetos de aproximação que são veículos de comunicação. Este que se dizia distante fica cada vez mais perto. Ler e perceber o mundo a nossa volta. É viajar sem sair do lugar.

Para que ler? Para conhecer o mundo, para aprimorar os conhecimentos. Para viajar ou está em diversos lugares ao mesmo tempo.
Agente ler para discordar ou não das coisas a nossa volta. Tornando assim uma prática social, que sempre será um meio nunca um fim.

Através da leitura ficamos informados sobre os acontecimentos. Agente ler para saciar vontades, ou por uma necessidade, ler para escrever bem. É através da leitura que o leitor se encanta ou muitas vezes se desencanta. Este é um processo que nos possibilita ter sempre uma visão diferente dos acontecimentos ao nosso redor, discordando ou não. Enfim, ler para ampliar a visão de mundo e participar ativamente da cultura letrada.
O QUE È PARALISIA CEREBRAL

A paralisia cerebral é o nome que se dá a um grupo de problemas motores (relacionados aos movimentos do corpo) que começam bem cedo na vida e são o resultado de lesões do sistema nervoso central ou problemas no desenvolvimento do cérebro antes do nascimento (problemas congênitos). Algumas crianças com paralisia cerebral também têm desordens de aprendizagem, de visão, de audição e da fala. Embora a lesão específica do cérebro ou os problemas que causam paralisia cerebral não piorem, os problemas motores podem evoluir com o passar do tempo.
Na maioria dos casos de paralisia cerebral, a causa exata é desconhecida. Algumas possibilidades incluem anormalidades no desenvolvimento do cérebro, lesão cerebral do feto causada por baixos níveis de oxigênio (hipóxia perinatal) ou baixa circulação do sangue, infecção, e trauma. Acreditava-se que as lesões por baixo fluxo de oxigênio durante o trabalho de parto eram as causas mais comuns de paralisia cerebral, mas agora os pesquisadores acreditam que os problemas no parto são a causa na minoria dos casos. Outras possíveis causas incluem: icterícia grave do recém-nascido, infecções na mãe durante a gravidez, problemas genéticos ou outras doenças que fazem o cérebro desenvolver anormalmente durante a gravidez. A paralisia cerebral também pode acontecer depois do nascimento, como quando há uma infecção do cérebro (encefalite) ou um trauma de crânio.
A paralisia cerebral é a desordem motora mais comum da infância. Acontece em aproximadamente de 1 - 2 para cada 1,000 nascidos vivo, com o risco mais alto entre os bebês prematuros, crianças de baixo-peso-ao-nascimento (menos de 1,5 Kg), e em gravidezes complicadas por infecções ou condições que causam problemas com o fluxo de sangue para o útero ou para a placenta. A paralisia cerebral geralmente é uma condição de longa duração (crônica), mas em geral não piora. Algumas crianças são severamente afetadas e têm dificuldades para o resto da vida. Outros podem ter sintomas leves de paralisia cerebral durante a infância, mas depois desenvolvem tônus muscular normal e habilidades motoras. Embora estas crianças possam continuar tendo reflexos tendinosos profundos anormais, elas podem não experimentar problemas significativos no movimento em suas vidas diárias.
Em alguns casos, os sintomas de paralisia cerebrais mudam com o passar do tempo. Por exemplo, o tônus muscular diminuído (hipotonia) na infância pode evoluir para tônus muscular aumentado (hipertonia) com o avançar da idade.

atividade de alfabetização

Plano de aula.
Conteúdo-Leitura de uma lista com nomes de frutas.

Objetivo Geral-Que os alunos avançam na reflexão sobre as estratégias de leitura e passam ter hábitos de leitura para se tornarem leitores autônomos.

Justificativa - É de grande importância saber como estar o andamento no/do processo de alfabetização nesta escola. Sabendo que o resultado desta avaliação diagnóstica trará ótimos resultados dependendo de ser positivo ou não o resultado desta avaliação.

Conteúdo Conceitual-
*Escuta da apresentação do trabalho que será feito na sala de aula lida pela professora.
*Compreensão de como será realizada a tarefa de leitura.
*Leitura da lista pela professora.
*Apresentação das figuras sobre as frutas em um cartaz.

Conteúdo Procedimental-
*Utilização de indicadores para fazer antecipações, inferências, socialização, verificação.
*Marcação da resposta.
*Socialização com os colegas sobre o que você fez para conseguir ler á palavra e identificar a figura apresentada.
*Interesse para ler a palavra antes mesmo de saber ler convencionalmente.
*Interesse de identificar a figura apresentada pela professora.

Conteúdo Atitudinal-
*Perseverança e esforço e disciplina na busca de solução para realizar a tarefa de leitura.
*Desenvolvimento de atitudes favoráveis para aprendizagem de uma leitura convencional.

Objetivo Conceitual-*Escutar apresentação do trabalho que será feito na sala de aula lida pela professora.
*Compreender de como será realizada a tarefa de leitura.
*Ler e apresentar a listagem para a classe.

Objetivo Procedimental-*Utilizar os indicadores para fazer antecipações, inferências, socialização, verificação.
*Marcar da resposta.
Socializar com os colegas sobre o que fez para conseguir ler a palavra indicada.
*Interessar para ler antes mesmo de saber ler convencionalmente.

Objetivo Atitudinal_
*Perseverar e esforçar e disciplinar para a busca de solução para realizar a tarefa de leitura.
*Desenvolver atitudes favoráveis para aprendizagem de uma leitura convencional.
Avaliação.
Deixar os alunos observar, pensar e ler do jeito que sabe para eles adquire as competências necessárias para que avancem no processo.
Compreensão e utilização das estratégias se tornando um leitor autônomo.
Fazer provocações referentes a leitura para que eles se sintam estimulados e tenha gosto pela leitura para ter uma leitura convencional.

Materiais utilizados.
*Papel metro.
*Cartaz
*Piloto atômico.
*Figuras das frutas.
*Listagem com os nomes das frutas.
*Folhas de oficio
*Texto digitado
Consigna.
Bom dia pessoal vou realizar com vocês uma avaliação diagnóstica que é a leitura de uma lista com nomes de frutas, e as figuras das frutas para saber quem já sabe ler e o que precisamos fazer para aqueles que ainda não sabem ler e que apresentam com certa dificuldade.


ATIVIDADE COM ALUNOS DE 04 E 05 ANOS
1)MARQUE O X NO QUE A PRÓ PEDIR.

□MORANGO
□MELÃO
□PINHA
□LARANJA
□GOIABA
□MELÃNCIA
□MANGA
□BANANA
□UVA
□PÊRA



Relatório da atividade
‘(...) O educador é parte de tarefa mágica capaz de encantar crianças jovens e adolescente, o que é bem diferente de simplesmente dar aula. Dá aula é só dar alguma coisa. “Ensinar é muito mais fascinante.” ( Rubens Alves)
Hoje os grandes objetivos da Educação é ensinar a aprender, ensinar a fazer, ensinara ser, ensinar a conviver, desenvolver a inteligência e ensinar a transformar informações em conhecimento.
Por tanto para atingir esses objetivos, o trabalho de alfabetização precisa desenvolver o letramento. Ser letrado significa saber ouvir, falar, ler e escrever para fazer uso destas competências em situação de participação social.
É nessa perspectiva que as atividades diversificadas são oferecida, de forma interdisciplinar e contextualizada, isto é que abrange as diversas áreas do conhecimento e que tenham significados para as crianças no seu dia a dia.
Ainda assim sabemos que as crianças não aprendem igualmente e sim que cada uma deve ser respeitada em seus limites, considerando suas potencialidades.
Pensando neste contexto, realizamos no grupo de 04 e 05 anos classe multisseriada co os alunos e alunas: QUÉLITA 05, MARIA EDUARDA 04, FELIPE 05, MANOELA 04, DOUGLAS 05, STEFANI 05, VALÉRIA 05,uma atividade proposta pela professora Geovana Zen, orientadora do curso de alfabetização, para que possamos saber qual a hipótese de leitura se encontram estas crianças; com todo diagnóstico em mãos passaremos para a professora regente, assim ela possa realizar atividades com os mesmos separando por níveis.
ATIVIDADE PROPOSTA:

1)MARQUE O X NO QUE A PRÓ PEDIR.
□MORANGO □MELÃNCIA □MANGA □GOIABA □BANANA □UVA
□MELÃO □PINHA□ PÊRA □LARANJA
No primeiro momento explicamos que ali era uma lista de frutas. Pedimos que eles apontassem a palavra melancia. Neste momento cada aluno estava com uma listagem das frutas.
Depois que cada um marcou o nome que havíamos sugerido, fizemos algumas intervenções.
FELIPE marcou a palavra LARANJA, já a MANOELA, MARIA EDUARDA, DOUGLAS marcou a palavra MORANGO. QUÉLITA, MELÃNCIA/, ESTEFANI e VALÉRIA, MELÃO.
INTERVENÇÃO: Porque vocês acham que aí está escrito a palavra MELÃNCIA?
RESPOSTA DE TODOS: Porque começa com M, mostrando os com o dedo a letra M.
INTERVENÇÃO: Mas esta a ficha de MANGA, e esta, a ficha de MORANGO, e esta, a ficha de MELÃNCIA, todas começam com a letra M, e todas estas é o nome de MELÃNCIA?
RESPOSTAS: Não.
FELIPE apontou a letra L e afirmou que era um M. Percebemos que o mesmo se encontra na fase de reconhecimento de letras.
3º MOMENTO:
Apresentamos a eles as fichas somente com os nomes que eles marcaram na listagem. Novamente falamos que era uma lista de frutas e que apontasse o nome de MELÃNCIA.
Dessa vez FELIPE pegou um novo cartão, com o nome de MELÃO.
Porque você pegou este aí e não este? Havíamos apontado para o nome de LARANJA. Estas duas fichas têm palavras iguais?
Ele pensou e disse: --São iguais, mas esta, apontando para MELÃO, começa com M de MELÃNCIA. E esta, apontando para a letra L de LARANJA, e a M de MELÃO , são diferente.
DOUGLAS apontou a palavra MORANGO e disse que ali era MELÃNCIA. Porque tinha o M.
Pegamos a palavra MELÃO, E disse esta também começa com M. Aqui também é o nome de melancia?
RESPOSTA: Não. E apontou para MORANGO e disse essa é MELÃNCIA.
QUÉLITA e VALÉRIA, disseram que ali era o nome de melancia porque tinha todas as letras de MELÃNCIA. Apontou para o nome de MELÃNCIA, e leram assim, M- E-L- A- N -C –I- A.
Para concluir a atividade, confirmamos para o grupo que ali estava escrito o nome de MELÃNCIA, e fizemos uma leitura das frutas que estavam nas fichas.


Relatório individual: Ana Margarete Bezerra Costra
ALFABETIZAÇÃO: UM DESAFIO
A alfabetização por muito tempo foi vista como uma mera decodificação de códigos, fundado na relação entre fonemas grafemas. Mas hoje o conceito de alfabetização vai, além disso. E é através de estudos, baseado nas pesquisas de estudiosos, que acredito que o processo de alfabetização requer muito trabalho prático e interação com o meio; intervenções a partir de atividades intencionais escrita, além do contato freqüente com escrita convencional sendo esta essencial neste processo de alfabetização. Significa que para alfabetizar é preciso uma série de elementos que leva o aluno e aluna a pensar e refletir no sistema de escrita.
Na oficina de alfabetização com a Orientadora Geovana Zen, dialogamos muito sobre tais questões e percebi o quanto eu por muito tempo estive equivocada no conceito e dos elementos que permeiam a alfabetização. Tudo isto gerou em mim, um desequilíbrio, cheguei até a pensar que não sabia mais ensinar e me angustiei, pois, por muito tempo vinha fazendo algo errado. Mas agora depois desta formação, estou tentado acertar apartir das idéias novas trazidas por este curso.
Umas das coisas que eu aprendi e a considero muito importante; é que as crianças aprendem sobre o sistema de escrita quando participam de atividades de leitura. Antes eu realizava atividade de escrita e acreditava que meu aluno estava refletindo sobre. Agora eu já sei por que os meus alunos produzem tantos textos ao longo do ano, mas quando chegam ao final do quarto bimestre ainda estão escrevendo com tantos erros ortográficos. Com certeza eu realizei mais atividades de escrita do que de leitura.
Alfabetizar é realmente um desafio, pois precisamos está atentos em todos os processos de escrita por onde o aluno irá passar. Sendo assim, precisamos entender o que estabilidade de escrita, relação quantitativa e qualitativa que a criança faz. Para isso o importante e que as buscas para a ampliação tais conhecimento seja constante, pois, cada criança aprende de um jeito diferente e nós professores somos responsáveis para interpretar estas diferenças.
Penso que deve ter sido esta falta de conhecimento que senti dificuldade de planejar e aplicar atividade proposta neste curso. Pensava eu que a atividade a ser planejada, que gerasse problematização tinha que ser uma atividade difícil. Mas, durante as discussões , percebi que uma simples atividade pode ser desafiadora desde que pensemos na condição didática, e que é importante dar informações do que está escrito para que o aluno continue sendo problematizado; as intervenções também são fundamentais e intencionais, dessa forma estamos possibilitando que o aluno recorram ao repertório de palavras estáveis.
Ao realizar esta atividade percebi que se nós tivéssemos pensado neste repertório de palavras estáveis, com certeza Felipe (aluno que aparece no relatório da atividade) tinha tido mais avanço, e nós teríamos como problematizá-lo. E com certeza Felipe tinha de fato refletido mais sobre o sistema de escrita. Agora tenho certeza que as atividades a serem realizadas em minha sala de aula, terão outro sentido. Porque o importante é está aberto para estas novas aprendizagens que são muito significativas.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

Estamos vivendo em uma sociedade em que a tecnologia está cada vez mais em alta, o mundo está passando por uma revolução tecnológica, vemos casos positivos e negativos na Internet, e a população está inserida nessa mídia tecnológica. A sociedade de hoje esta cada vez mais atualizada, informada e interessada nos avanços da tecnologia. Sendo assim, inclusão digital vai além da apropriação da máquina. Estar incluído digitalmente é interagir, dialogar, socializar de forma que haja produção de conhecimento. Nas salas de aula nós professores devemos estar desenvolvendo Projetos de inclusão Digital. Dessa forma , passomos a colaborar de forma significativa para a aprendizagem dos nossos alunos e alunas.