quarta-feira, 24 de setembro de 2008

LINHA DO TEMPO

UFBA- Universidade Federal da Bahia
FACED- Faculdade de educação
CURSO- Licenciatura em Pedagogia
CICLO -Um
ATIVIDADE- Geac
ORIENTADORA- Inés Carvaho


Ainda hoje, me lembro de um episódio que marcou o país. Foi em 1985, em 21 de abril; morre Tancredo neves. Eu vi muita gente na frente da TV, chorando. Minha mãe e meu pai também choravam. Eu tinha 08 anos de idade, o suficiente para não entender o porque, daquelas pessoas chorarem tanto por alguém que estava do outro lado da televisão. Mas alí estava sedo enterrado um presidente eleito pela maioria dos brasileiros. No entanto, apenas um dia antes de sua posse, adoeceu gravimente e dias depois faleceu.

07 anos depois, mais um presidente se encontra na mídia, desta vez por corrupção. O presidente Fernando Collor de Mello, eleito no ano de 1989, sua posse foi no dia 15 de março de 1990; governando assim o país por dois anos. Após uma série de denúncias e de inrregularidedes contra o seu governo, deu-se a aprovação do processo de Impeachment. Muitos jovens foram para ruas de caras pintadas, para fazer parte daquela grandiosa manifestação histórica e democrática. Mas eu vi, através das emisssoras de TV, um presidente renunciar ao seu mandato; porque o povo clamou: -Fora collor!

Primeiro de maio de 1994, eu assistia a Fórmula- 1, circuito de Imola, Itália. Tenho certeza que naquele dia muitos brasileiros, também estavam presos à frente da TV, assistindo o grande espetáculo de Ayrton Senna, três vezes camapeão mundial, considerado por todos o herói da mídia. Mas foi simplismente numa curva, sendo essa fatal, que interrompeu uma carreira gloriosa. E senna saiu de cena. Então as corridas prederam o encanto.

Dois anos depois, o Brasil mais uma vez, sofre com outra tragédia. A morte dos cinco componentes do grupo Mamonas Assassinas; eles que em pouco conquistaram os corações de muitos brasileiros com seus jeitinhos humoristas de se apresentarem nos palcos, dentro e fora do país. Vinham eles de Brasília depois de um considerado belíssimo show; o avião dos mamonas não pousou, e a poucos metros do aeroporto de Cumbica, Guarulhos, chocou com a serra da cantareira, chocando também assim, milhares de brasileiros.

Fiquei muito assustada ao saber que, uma jovem, considerada filha da comunidade de Meia Hora, Anédia Moitinho Dourado, fora brutalmente assassinada, deixando o Municipio de Irecê de luto e em estado de choque. Este trágico e marcante fato aconteceu em 1997, abril, em plena Semana Santa.

Em 1998, eu vi a construção e depois a inaguração de uma ampla escola, no povoado de Meia hora do município de Irecê. Foi sim um momento histórico, pois, no Povoado só existia até então uma sala, denominado de prédio escolar, que o mesmo atendeu a comunidade aproximadamente a 40 anos.

Depois de 4 anos eu sofri com a morte de meu pai, Edvaldo. O melhor pai do mundo; alegre, sincero, amigo ... forte. Mas não tão forte, para suportar um CA malígno. Deixando-me somente a saudade e boas lembranças de alguém muito especial que nunca a esquecerei.

Ainda neste mesmo ano de 2001, às 8:45 da manhã de 11 de setembro, dois aviões colidiram contra as torres gêmeas do wolrld trade center em Manhattan, Nova York, causando a morte de 3224 pessoas dexando ainda, 24 desaparecidos. Desastre que causou um impacto mundial. Infelismente, estas são as conseqüências trazidas pela guerra; Sem contar que, milhares de inocentes a cada dia, são as vítimas desse filme que parece nunca ter fim.

Ano de 2002 as eleições do país para presidente da Répública já estavam definidas. Luiz Inácio Lula da Silva, foi escolhido pela maioria dos brssileiros para governar o país. Um simples metalúgico socialista estaria alí para governar o Brasil vítima de um sistema capitalista.

No início do segundo semestre de 2006, a Era Digital chega difinitivamente no povoado de Meia Hora. Fora inagurado nesta comunidade, um telecentro de informática, que recebeu o nome de, Anédia Moitinho Dourado. Este foi um acontecimento histórico, que chegou para realmente mudar a vida de todos que alí reside.

Em julho de 2008, a UFBA, mais uma vez se faz presente no municipio de Irecê. Arrancando largos sorrisos de professores que ainda não tinha curso de pedagogia. Estes participaram de uma seleção para o ingresso na Universidade Federal da Bahia. Cena esta, que fora repetida em 2003, ano em que a UFBA aqui chegou.


Eu senti e ví tudo isso dessa forma. Pode ser que você, tenha visto e sentido de outra forma.

Um comentário:

Alaides Nunes disse...

Oi amiga ,
foi interessante o que vc colocou,pois muitas coisas que vc vivenciou eu tambem vivenciei,mais de maneira diferente.

abraços