domingo, 8 de novembro de 2009

ESCOLA: PROFª ANITA MARQUES DOURADO SITUADA NO POVOADO MEIA HORA MUNICÍPIO DE IRECÊ BAHIA - BRASIL PROFESSORA: ANA MARGARETE BIZERRA COSTA TURMA: 4º e 5° ANO
TRABALHO COM O LIVRO EDUCAÇÃO RURAL 2ª EIDÇÃO/ SUSTENTABILIDADE DO
CAMPO, FEIRA DE SANTANA, BAHIA – BRASIL – 2005

RELATÓRIO
Neste terceiro bimestre adotamos uma metodologia diferente na escola, optamos por trabalhar com uma experiência do município de Feira de Santana, chamada ficha do CAT/ Conhecer, Analisar e Transformar. Que visa em sua proposta, desenvolver um trabalho sistematizado, dentre todas as áreas específica para grupo Esta é uma experiência que envolve todos no espaço escolar e comunidade local. Além da busca para a construção de conhecimento, respeitando as diferenças e especificidades de cada aluno e aluna envolvidos, também visa formar indivíduos para o desenvolvimento sustentável.
Seguindo as orientações, em primeiro lugar, escolhemos uma temática, sugerido pela Coordenadora Jussara. Acatamos o tema Água na Vida da Comunidade, é sabido que a água é um bem natural não renovável; ainda sabemos que cientistas prevêem escassez de água para daqui a alguns anos. Para reforçar nossa decisão o nome da comunidade em que moramos, tem tudo haver com o tema; foi aí que percebemos o quanto foi positivo trabalhar á partir da realidade local partindo para o global. Apresentamos aos pais dos alunos e das alunas, o que pretendíamos trabalhar neste bimestre e fomos em frente.
A partir do tema iniciamos um trabalho de análise. Resgatamos e sistematizamos a história da comunidade através de pesquisas e entrevistas; coletamos dados. Uma vez que nós, professores já conhecíamos a história tornou-se mais fácil o trabalho, pois, sabíamos onde exatamente começar. E assim o trabalho foi tomando direção para todas as áreas. Ex: Em português, trabalhamos com a escrita através das produções dos relatórios das pesquisas texto, permitiu trabalhar com gramática, vários gêneros textuais, além de trabalhar com a oralidade no momento da socialização dos trabalhos.
Em matemática permitiu se trabalhar as necessidades reais que o grupo apresentava; tais como, sequência numérica, números por extenso, cálculos, problemas envolvendo as quatro operações, medidas de comprimento medidas de capacidade, porcentagem, tabelas e gráficos, etc.
Ciências: Foi possível, trabalhar com a escassez de água no mundo, quantidade de água potável planeta, água no corpo, doenças causadas através da água, poluição das águas, tratamento, etc.
Filosofia: Possibilitou trabalhar com músicas diversas que abordava o tema, reflexão da mesma, análise crítica sobre o porquê de economizar água, analise para debates dos textos produzidos através das pesquisas na comunidade sobre, a história do nome do nosso povoado, reflexão sobre a questão do gênero, a mulher é que pega água, etc.
História: Oportunizou o trabalho sobre o que é patrimônio histórico, água no período colonial, escravos, quem pegava água da fonte, etc
Geografia: observação e estudo com Mapas, localizando os rios, enfocando no Rio São Francisco, quantidade de água no planeta a partir da observação no Mapa Mundi, etc.
Nesta primeira parte da ficha trabalhamos com a perspectiva de transformar algo na comunidade local. Como estávamos trabalhamos com a história do nome do povoado que teve tudo haver com água (Em 1979, alguns moradores que aqui habitavam, estavam cansados de buscar água a uma distância de quatro quilômetros, marcou data e local para cavar um poço a mão. E em Meia Hora e este deu água. Neste local foi construído um tanque, que por muito tempo matou a sede da população, daí surgiu o nome da comunidade, Meia hora). Então queremos transformar este antigo tanque em patrimônio público histórico.
Para que pudéssemos conseguir realizar o transformar do nosso projeto, escrevemos ofícios, cartas, para o poder público, Prefeito, secretários, solicitando a ação. Ainda estamos esperando respostas, esta será divulgada no final da segunda parte da ficha.
Para fechar esta primeira parte da ficha, realizamos uma exposição de tudo que foi trabalhado com os alunos: Cartazes com informações importantes, sobre a água no planeta e em diversos ângulos. História da água na comunidade, apresentações de músicas trabalhadas, vídeos, etc. Realmente tudo bem planejado. O mais importante é saber que tudo aquilo que estava exposto era o que os alunos tinham aprendido, era o trabalho das crianças que estavam ali. Mas o que angustiou, foi chegar o dia da tão esperada exposição e não comparecer nenhum pai e nem mãe para apreciar o trabalho de um bimestre inteiro.

Considero um trabalho muito positivo, a começar pelo título que escolhemos, pois, sendo o bem sugestivo e voltado para uma problemática, tanto a nível mundial como local. Os alunos e alunas adquiriram conhecimentos eficazes sobre o tema, mas sempre tem aqueles alunos que não se envolvem com a aula, infelizmente nestes, não percebi muito envolvimento, consequentemente também houve pouca aprendizagem, mesmo fazendo reforço com estes alunos, percebi pouco avanço. Considero como ponto negativo, a ausência dos pais tanto nos trabalhos individuais que vão para casa como nas apresentações e fechamento das atividades.
Os trabalhos foram bem elaborados, mas infelizmente encontramos dificuldades na execução de algumas atividades, não por parte da gestão e equipe escolar, esta esteve sempre presente em busca de materiais em tudo o que nós precisávamos se estava a seu alcance, era resolvido. Os planejamentos foram muito produtivos bem interligados e sistematizados. Mas por parte da gestão pública; tanto na falta de incentivo como também na parte financeira, pois acredito que estes sejam muito importantes quando queremos uma educação de qualidade. Pois, como diz Pedro Demo (1941) Educação passa a ser o espaço e o indicador crucial de qualidade, porque representa a estratégia básica de formação humana. Sendo assim, acrescento. Para que haja um bom trabalho, é preciso que todos os envolvidos.
Com certeza esta é uma metodologia que sendo bem planejada, os resultados aparecem, ainda fez com que eu planejasse fazendo uma interligação entre as matérias. Tornando o conteúdo mais claro de ser entendido pelas alunas e alunos. Esta é uma metodologia que deverá se estender por todos os anos.

Um comentário:

Cida disse...

Achei muito interessante seu blog viu Lety??? Ótimoooo..
bjos.
Cida