segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Video / Paralisia cerebral

O que é ler? Para que ler

É uma pergunta que parece ser simples, mas que se pensada torna-se um pouco complexa. Mas, acredito que ler é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significado do mundo. É conhecer algo que pode ou não está ao nosso alcance. Às vezes muito longe, mas, através dos objetos de aproximação que são veículos de comunicação. Este que se dizia distante fica cada vez mais perto. Ler e perceber o mundo a nossa volta. É viajar sem sair do lugar.

Para que ler? Para conhecer o mundo, para aprimorar os conhecimentos. Para viajar ou está em diversos lugares ao mesmo tempo.
Agente ler para discordar ou não das coisas a nossa volta. Tornando assim uma prática social, que sempre será um meio nunca um fim.

Através da leitura ficamos informados sobre os acontecimentos. Agente ler para saciar vontades, ou por uma necessidade, ler para escrever bem. É através da leitura que o leitor se encanta ou muitas vezes se desencanta. Este é um processo que nos possibilita ter sempre uma visão diferente dos acontecimentos ao nosso redor, discordando ou não. Enfim, ler para ampliar a visão de mundo e participar ativamente da cultura letrada.

Um comentário:

Maristela Midlej disse...

Oi Margarete,

Fico feliz com o sucesso do seu trabalho.Você conseguiu falar a lingua dos seus alunos, por isso, o resultado alcançado.
Só gostaria de deixar uma observação mais teórica:
Ao se referir ao uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas o uso da palavra ferramenta não é adequado, visto que a mesma, assim como os utensílios, são também artefatos, que significa próprio para o uso, tendo a finalidade de se realizar um trabalho ou uma tarefa, como por exemplo, um martelo para bater um prego, um machado etc.Funcionam como extensões ou prolongamentos de habilidades na maior parte das vezes manuais. As tecnologias digitais são muito mais que ferramentas, são estruturantes de novas formas de pensar, de conhecer, de agir, de se relacionar, de construir conhecimentos, alcançam muito mais que um nível físico, um nível sensório e cerebral. Portanto, é melhor falar da tecnologia como mediadora de aprendizagens, ou até mesmo como um recurso que medeia a construção de conhecimento.

Vamos em frente!

abs,
Maristela